O que você precisa saber para desenvolver estratégias para o seu robô trader

Pontos-chave:

  • Verifique se você está utilizando uma margem apropriada para o volume de contratos que está operando. Na SmarttBot recomendamos uma margem mínima de R$1.000 por mini-contrato e R$25.000 por contrato cheio.
  • Se certifique de que seu robô está parametrizado para as atuais condições do mercado. Um robô de baixa volatilidade não performará bem em um mercado volátil e vice-versa.
  • Diversifique seu uso de robôs: o importante é que sua carteira vá bem no agregado, independentemente se um robô ou outro deu prejuízo.

Índice

Bem-vindo a este post sobre criação de estratégias. Se você veio até aqui, possivelmente é porque percebeu a necessidade de entender mais sobre o mercado, e, mais especificamente, sobre como desenvolver estratégias para o seu robô.

Em primeiro lugar: Parabéns!!!

Pode parecer estranho, mas esse “Parabéns!!!” é merecido. Mais do que merecido: a grande maioria dos investidores, traders e usuários de robôs nem sequer cogitam a necessidade de se aperfeiçoar. Eles acreditam que o conhecimento que possuem é suficiente e, quando o mercado mostra o contrário… Bem, nesse caso a culpa claramente é do mercado!

Mas, como diz o ditado: “É muito ruim estar certo quando o mercado está errado”…

A evolução do mercado

A primeira coisa que precisamos entender, mas entender mesmo, é que o mercado está sempre evoluindo. Seu ativo de negociação preferido, seja ele uma ação ou contrato futuro, pode ainda ser o mesmo: mini-índice, mini-dólar, PETR4, etc. Mas as influências que se exercem sobre ele, não. Todos os dias algo novo acontece, com potencial de alterar as relações existentes no mercado para sempre. Novos ativos surgem, novas formas de negócio no “mundo real” (“Main Street”, em comparação com a “Wall Street”, ou mercado): criptomoedas, COEs, novos derivativos (alguém prestou atenção ao micro contrato S&P e aos futuros de ações?). Tudo isso impacta no seu ativo preferido para negociação.

Então fica fácil entender porque algumas estratégias deixam de funcionar e outras surgem para substituí-las no rol das vencedoras. Desse modo, o auto-aperfeiçoamento como trader, investidor e mesmo usuário de robôs, não é um “luxo”. É uma necessidade. Quem não se atualiza acaba ficando para trás.

Desenvolva as melhores estratégias

Como aprender a desenvolver estratégias melhores? Como configurar melhor o seu robô, ou inclusive reconfigurá-lo completamente? Como manter-se adaptado aos diferentes ciclos de movimento do mercado?

Antes de mais nada, precisamos definir as ferramentas do ofício: assim como um marceneiro precisa de instrumentos, ferramentas, além da matéria-prima (madeira) para criar belos e funcionais móveis, o investidor ou trader que utiliza robôs também precisa de instrumentos, ferramentas e matéria-prima para desenvolver estratégias.

O instrumento: Um poderoso software de negociação automatizada. Aqui na SmarttBot, trata-se da nossa plataforma, seja um robô pré-configurado por um parceiro (da nossa loja de estratégias), sejam os robôs white box desenvolvidos por nós e disponibilizados aos clientes, como a Tangram, a Hidra, a Renko ou a Pontos Pivot.

As ferramentas: a) A funcionalidade de Backtest; b) Conhecimento dos princípios de modelagem e desenvolvimento de estratégias.

A matéria-prima: As cotações históricas (série temporal) do ativo utilizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>